segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Autoras Consagradas


MARIA CLARA MACHADO

NASCEU EM 1921, EM BELO HORIZONTE, E MORREU EM 2001, NO RIO DE JANEIRO, CIDADE ONDE MOROU DESDE PEQUENA.  CRESCEU NO CONVÍVIO COM ARTISTAS, NOS SARAUS ORGANIZADOS PELO PAI, O ESCRITOR ANÍBAL MACHADO. SUA MÃE MORREU DE PARTO, QUANDO MARIA CLARA TINHA NOVE ANOS.


    Em 1951, ela fundou o grupo de teatro amador O TABLADO que formou um monte de atores que hoje são famosos, como a Marieta Severo, a Claudia Abreu, a Regina Case, a Malu Mader e a Lucélia Santos. Seus alunos a chamavam de Fada Madrinha.
    Em 1956, a peça O rapto das cebolinhasganhou o primeiro lugar no concurso de peças infantis do Distrito Federal(então a cidade do Rio de Janeiro)
     Em a Bruxinha que era boa(1955), uma aprendiz de feiticeira não consegue se encaixar no mundo de ambições e maldade em que nasceu. Em O rapto das cebolinhas(1956), um detetive investiga um sequestro e põe todos sob suspeita, inclusive a família da vítima - e, meio sem querer, acaba apontando o culpado.Também em 1956, criou a peça Pluft, o fantasminha, história engraçada de um fantasma que tinha medo de menino.  


 RUTH ROCHA:   OUTRA AUTORA CONSAGRADA


    Ao lado de Sylvia Orthof e de Ana Maria Machado não pode faltar a RUTH ROCHA. 

       
Essa escritora já publicou muitos e muitos livros, pois sua carreira é longa. Ela começou em 1967, escrevendo pequenas   histórias para  revistas.  Romeu e JulietaMeu Amigo VentinhoCatapimba e Sua TurmaMarcelo, Marmelo, MarteloO Dono da BolaTeresinha e Gabriela surgiram nessa fase e somente depois é que ganharam forma de livro. 

           


     Publicou seu primeiro livro, “Palavras Muitas Palavras”, em 1976, e desde então já teve mais de 130 títulos publicados, entre livros de ficção, didáticos, paradidáticos e um dicionário. 


      São tantos livros que é dificil escolher. Vamos colocar alguns aqui, mas se você quiser pode ver outros no site da própria autora:


Livros Quem Tem Medo de que ? - Rocha, Ruth (8526007211)Livros Quem Tem Medo de Dizer Nã O? - Ruth Rocha (8526007203)Livros Quem Tem Medo de Ridiculo ? - Rocha, Ruth (8526007181)Livros Quem Tem Medo do Novo ? - Ruth Rocha (8526013009)Livros Quem Tem Medo de Cachorro? - Rocha, Ruth (852600719X)Livros Quem Tem Medo de Monstro ? - Rocha, Ruth (852600722X)
           Essa coleção é toda ótima! Histórias rimadas, muito divertidas, que abordam alguns de nossos medos.

Livros Um Macaco Pra Frente - Ruth Rocha (8516063070)     

Livros O Piquenique do Catapimba - Col. a Turma da Nossa Rua - Ruth Rocha (8516062732)Livros Armandinho, o Juiz - Ruth Rocha (8516066517) 


Livros que contam histórias de uma turma de meninos que adorava futebol, aventuras e investigações.


Livros O que e o que e 1 - Rocha, Ruth (8530500059)
Almanaque Ruth Rocha e Coleção O que é, o que é?  são livros que trazem sugestões de atividades e brincadeiras...


Livros Os Músicos de Bremen - Col. Conta de Novo - Ruth Rocha (8516066533) 


Livros O Velho, o Menino e o Burro - Nova Ortografia - Ruth Rocha (8516066525) Muitas histórias da tradição oral foram recontadas pela Ruth Rocha.

Mil Pássaros - 7 Histórias Por Ruth Rocha e 7 Canções da Palavra Cantada    Livros Ruth Rocha Conta a Odisséia - Ruth Rocha (8516065340)
Comecinho - 4 Histórias para Quem Começa a Ler com Ruth Rocha - Acompanha CD + Dedoches


  CD Mil pássaros contém 7 histórias contadas pela própria Ruth e músicas feitas especialmente para cada história.

Essa edição  aqui reúne quatro histórias boas para quem está começando a ler e ainda tem um CD.

Livros A Menina que Não Era Maluquinha II e Outras Histórias - Ruth Rocha (850605267X)

Livros Mulheres de Coragem - Ruth Rocha (8516064832)               


 
Livros Este Admirável Mundo Louco - Ruth Rocha (8516035670)

Livros que abordam diferentes temas e se dirigem a leitores mais crescidinhos.


Clássicos da cultura grega, cheios de monstros, criaturas horrendas e heróis fantásticos, tudo contado do jeitinho da Ruth Rocha.

              Viu só? Livros de todos os tipos e ainda tem muito mais! E olha que não colocamos aqui  aqueles que geralmente lemos nas aulas de Literatura, para não estragar a surpresa.  Só damos umas pistas: são livros que têm reis mandões e que não veem o que acontece em seus reinos. Se você acertar o título desses, ganha um doce!



ANA MARIA MACHADO
        Esta é a semana de Ana Maria Machado, que também é uma de nossas autoras muito queridas. Ana Maria Machado é carioca e fez muitas coisas em sua vida: começou como pintora ( e ainda pinta!), foi professora, jornalista, abriu uma livraria para crianças, mas é como escritora que ela certamente mais ganhou prêmios em sua vida. Tantos que ela nem sabe quantos são! E merecidos: um deles, o Hans Christian Andersen, recebido em 2000, é considerado o Nobel da Literatura Infantil.

 Ana Maria Machado acompanhou o início da ditadura militar no Brasil e participou de manifestações contrárias. Foi presa e teve que sair do Brasil em 1969.  Ela retornou ao país em 1972 e publicou suas histórias na Revista Recreio. Posteriormente essas histórias foram publicadas em livros. Muitas delas vocês escutam até hoje nas aulas de Literatura ou na Sala de Leitura.
  Aí vão alguns dos cem livros que esta autora já publicou! Vejam se alguns podem agradar e formar o clube do livro da sala de vocês. Afinal, Ana Maria Machado acompanha vocês desde o Mico Maneco. Quem lembra dele?


( Dados da biografia a partir do site:www.anamariamachado.com)
  
Este é um sucesso no primeiro ano. Alguém se lembra do teatro na  sala de Literatura?

E neste aqui a autora vai trazendo para o texto tantas cantigas de roda... algumas conhecidas, outras tão antigas que muitas crianças não conhecem mais. Em meio à procura (poética) de um travesseiro que se perdeu,  os leitores/ ouvintes são levados a diferentes universos de cantigas de rodas e contos de fadas. É outro clássico garantido para o primeiro ano!

Pois é! De novo o primeiro ano tem o privilégio de ouvir a Ana Maria Machado nesse conto do nosso folclore!

 Outros livros que usamos no primeiro ano e que agradam as crianças:
 
 



Esta é uma excelente coleção de textos do folclore recontados pela autora. Neste ano já usamos o volume em que a autora reconta histórias de Pedro Malasartes.


 
Essa dupla nossos alunos conhecem bem. Ana Maria imaginou um grupo incrível de criaturas que ficou de fora da arca de Noé. Ziraldo ilustrou. Nós contamos para o quarto ano e eles viajam! Esse é um bom livro para o clube, pessoal!





Esse também é um clássico! Manuel Lobo responde as cartas de vários lobos em busca de emprego. Nestas cartas, há várias referências a histórias com lobos, algumas muito conhecidas, outras não. Neste blog, vocês verão trabalhos feitos pelo quarto ano sobre esse livro.

Há outros livros que não usamos no momento em nossas aulas, mas são tão importantes que acho que deveriam estar aqui para que vocês conhecessem. Procurem por eles na biblioteca!
  Meninas, não deixem de ler! É uma bela história sobre uma menina que está crescendo e uma bisavó talvez inventada por ela....

Este livro é uma história divertida dessas que mostram que a força bruta e a violência podem ser vencidas pela inteligência e pelo riso.

 Raul tinha um problema diferente: cada vez que ficava com medo ou vergonha de dizer uma coisa, aparecia um ferrugem azul que só ele via. E aí? Como resolver esse problema?
Raul da Ferrugem Azul














 Ana Maria Machado reconta as viagens de Simbad em um texto muito agradável. Imperdível! E para quem gosta de aventuras, veja o texto abaixo!





 Tenho certeza  de que cometi injustiças! A cada livro que seleciono lembro de outro tão bom ou melhor do que o anterior... Espero que os leitores de nosso blog se interessem pela autora e entrem em seu site:www.anamariamachado.com . Vocês encontrarão muitas informações sobre ela!


VAMOS HOMENAGEAR SYLVIA ORTHOF!!! 

        
 



 
"Entrar numa história de Sylvia Orthof é encher os olhos de susto, mas não um susto de tremer perna ou bater queixo. O susto que as histórias de Sylvia dão na gente são carregados de perplexidade, arregalam a gente por dentro, dão largura no pensamento."
Rosa Amanda Strausz, escritora


Sylvia Orthof, filha de pais austríacos, nasceu no Rio de Janeiro em 1932.  Ainda jovem ingressou no Teatro do Estudante, frequentando mais tarde o curso de mímica de Marcel Marceau, na Escola de Arte Dramática de Paris. Escreveu peças para teatro de bonecos e depois para teatro infantil, onde seus trabalhos ganharam concursos e prêmios.  Começou a criar histórias para a revista Recreio e não parou mais.  Publicou muitos livros, alguns ilustrados por ela própria.  Sylvia faleceu em 1997, em Petrópolis, Rio de Janeiro, onde morou nos últimos anos de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário