segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

MINHA PÁTRIA É MINHA LÍNGUA



A flor com que a menina sonha
está no sonho?
ou na fronha?

Cecília Meirele

(Do poema : Sonhos da Menina )







LÍNGUA PORTUGUESA HOMENAGEADA NO CARNAVAL !
O samba enredo da Mangueira está homenagendo  a nossa língua portuguesa :
 MINHA PÁTRIA É MINHA LÍNGUA, MANGUEIRA MEU GRANDE AMOR.
MEU SAMBA VAI AO LÁCIO E COLHE A ÚLTIMA FLOR .
Quem sou eu?
Tenho a mais bela maneira de expressar
Sou Mangueira, uma poesia singular
Fui ao Lácio e nos meus versos canto a última flor
Que espalhou por vários continentes
Um manancial de amor
Caravelas ao mar partiram
Por destino encontraram o Brasil
Nos trazendo a maior riqueza
A nossa língua portuguesa
Se misturou com o tupi, “tupinambrasileirou”
Mais tarde o canto do negro ecoou
E assim a língua se modificou

Eu vou dos versos de Camões
Às folhas secas caídas de Mangueira
É chama eterna, dom da criação
Que fala ao pulsar do coração

Cantando eu vou
Do Oiapoque ao Chuí ouvir
A minha pátria é minha língua
Idolatrada obra-prima te faço imortal
Salve poetas e compositores
Salve também os escritores
Que enriqueceram a tua história
Ó meu Brasil
Dos filhos deste solo és mãe gentil
Hoje a herança portuguesa nos conduz
À Estação da Luz

Vem no vira da Mangueira vem sambar
Meu idioma tem o dom de transformar
Faz do Palácio do Samba uma casa portuguesa
É uma casa portuguesa, com certeza

( Lequinho, Junior Fionda, Aníbal e Amendoim do Samba)
...
MINHA PÁTRIA É MINHA LÍNGUA !
É  uma frase do poeta  FERNANDO PESSOA .
Cecília gostava  do Fernando.
Um dia quando ela passeava por Portugal,  marcou um encontro  com o poeta.
O lugar combinado foi o café " A BRASILEIRA " na cidade de Lisboa.
 
Cecília esperou por mais de duas horas mas ele não apareceu .
Quando Cecília voltou para o hotel,  encontrou um livro  e um bilhetinho .
Você sabe qual foi o motivo desse desencontro?
É que o Fernando tinha a mania de ler o horóscopo quando acordava . 
Naquela  manhã, seu horóscopo  avisava  que aquele não era  um bom dia para encontros ...
CURISOSIDADE:
Fernando Pessoa gostava tanto de frequentar A BRASILEIRA,
que  ali até fizeram uma homenagem para o poeta:
 ... 
O samba enredo da Mangueira também  falou de uma tal ESTAÇÃO DA LUZ:
"Hoje a herança portuguesa nos conduz
À Estação da Luz "

Você ja ouviu falar dessa estação?
Quando eu era pequena  e queria viajar para São Paulo, ia de trem .
Naquela época,  todo mundo adorava viajar de trem.
O nome da estação onde eu desembarcava em São Paulo?
ESTAÇÃO DA LUZ !
Mas hoje, como os trens desapareceram,  aquele lindo prédio virou
o  MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA.
...
 No samba da Mangueira encontramos :
"Fui ao Lácio e nos meus versos canto a última flor"
Essas são palavras do poema LÍNGUA PORTUGUESA de Olavo Bilac:
"Úlima flor do Lácio, inculta e bela"
Mas que Lácio é esse que o poeta citou?
Se você pesquisar, vai encontrar uma região na Itália chamada Lácio:
É a região onde nasceu Roma. Uma região onde surgiu o latim.
A nossa língua  veio do latim.
No tempo de Olavo Bilac, a língua portuguesa era
considerada a última língua derivada do latim,
por isso ele disse "Úlima flor do Lácio". 
...
TUPINAMBRASILEIROU
Que palavra mais engraçada !
Para o samba da Mangueira,   a língua portuguesa se misturou com o tupi,
se  TUPINAMBRASILEIROU .
 Usamos muitas palavras indígenas em nosso dia a dia.  Ouça essa música:

Nenhum comentário:

Postar um comentário