segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Parlendas



Livro de parlendas preferidas

Produção de Textos

Objetivos:

- Favorecer situações de escrita com base em textos memorizados.
- Possibilitar a reflexão sobre o sistema alfabético.

Conteúdo:

- Escrita.

Tempo estimado:

- Nove aulas.

Material necessário:

- Livros de parlendas, canetas coloridas, giz de cera, lápis preto e letras móveis.

Desenvolvimento:

- Apresente parlendas aos alunos e conte que farão um livro com esse tipo de texto para apresentar aos demais colegas da escola. Leia uma delas, pergunte se conhecem outras e inicie a escrita de uma lista coletiva das conhecidas. Nos dias seguintes, apresente novamente os textos;
- Divida a classe em grupos. Distribua um conjunto com as letras móveis necessárias para a escrita da parlenda para cada grupo da sala. Peça que contem quantas letras receberam e confirmem a quantidade. Retome a parlenda oralmente e anuncie qual será o primeiro trecho a ser escrito. Enquanto observa as produções, faça perguntas que promovam a reflexão sobre a própria escrita: “Com qual letra começaram a escrever o trecho da parlenda?”, “O nome de algum aluno pode ajudar nessa escrita?”. Peça que leiam o que escreveram – essa intervenção é fundamental para que ajustem a fala à escrita.

- Forme duplas para a escrita de outra parlenda. A escrita será em conjunto, por isso cada criança deve colocar uma letra de cada vez, anunciando ao parceiro o que já está escrito para que este dê continuidade. Distribua as letras e relembre oralmente a parlenda. Faça intervenções: “Quantas letras deve ter esse pedaço?”, “Com qual letra deve terminar o verso?”. Peça que leiam cada trecho escrito para que reflitam e reorganizem as hipóteses iniciais.

- Após a escrita das parlendas, crie com a turma o título da coletânea, escrevendo-o na lousa;

Monte os livros e distribua-os aos alunos. Peça que cada um coloque seu nome, inicie a ilustração da capa e escreva o título combinado.

- Proponha a escrita coletiva do convite para o lançamento do livro, destinado a alguma turma da escola. No dia marcado, divida a sala em grupos. Cada um recitará uma parlenda.
Produto final:

Livro com parlendas eleitas pelo grupo.

Avaliação:

Observe se os alunos aprofundaram seus conhecimentos a respeito do sistema de escrita. Eles reviram suas escolhas com base nas intervenções e da parceria com os colegas?
(Nova escola)



Parlendas

















Algumas idéias


- Sugira que os alunos inventem as suas próprias adivinhas.
- Estabeleça coerência, oriente para isso. Será um jogo divertido, de muito raciocínio e de muita criatividade.- Conhecendo os trava-línguas, que pertencem à literatura oral,diga para classe memorizar as trava-línguas, pois dali a uma semana haverá uma competição. Nesse grande dia, você vai dividir a classe em equipes. Antes, você preparou várias tiras de papel com palavras-chave, que vai sorteando durante a competição. Então, quando você disser, por exemplo, "tigre", alguém da equipe levanta a mão e diz o trava-língua, que contém aquela palavra sorteada, bem rápido e certinho. Se errar passa para a outra equipe.

Sugestões de trava-línquas para a competição

1)Três pratos de trigo Para três tigres tristes.2)Sabia que o sabiá sabia assobiar?
3)A aranha arranha o jarro. O jarro arranha a aranha.
4)O rato roeu a roupa do rei de Roma e da rainha da Rússia.5)A rata roeu a rolha da garrafa da rainha.
6)O pobre pintor português Pinta parede, porta e pia.7)O doce perguntou para o doce Qual era o doce mais doce O doce responde pro doce Que o doce mais doce É o doce de batata doce.8)O peito do pé do Pedro é preto.9)Olha o sapo dentro do saco, o saco com o sapo dentro, o sapo batendo papo e o papo soltando vento.




Confecção de cartão

Conhecendo as lendas do nosso folclore Como toda data especial merece um cartão (cartão de Natal, Dia das Mães, de aniversário), o Dia do Folclore também vai ter um. Peça para as crianças trazerem materiais como lantejoulas, purpurinas, fitas, lacinhos e outros bem bonitos para enfeitar o cartão. Para esta atividade, basta uma folha de sulfite, dobrada ao meio ou um quadrado de cartolina também dobrado ao meio em formato de cartão. Você vai contar 3 ou 4 lendas do folclore, enfatizando bem as características dos personagens, por exemplo, cabelos imensos e bem verdes; olhos enormes; um gorro muito vermelho, bastante peludo e de orelhas compridas. Cada criança escolhe um personagem e o desenha no cartão. Dentro do cartão, os alunos devem escrever ou colar letras recortadas de uma revista,acrescentando o seguinte:

- De... (nome do aluno)
Para... (nome de quem vai receber o cartão) e FELIZ DIA DO FOLCLORE. Sugira que as crianças ao entregar o cartão,digam para o presenteado a história daquele personagem que foi desenhado.



Criação coletiva de uma história

Faça uma grande roda com todos sentados no chão. Você fala sobre um personagem do nosso folclore. Enfatize as características e as atitudes mais marcantes desse personagem. Explique que todos vão criar uma aventura nova para aquele personagem. A partir daí, você começa a criação da história coletiva. Você diz, por exemplo, que era um dia de muito sol e que alguns pescadores saíram para pescar. Nesse ponto, você passa a palavra para o aluno que está na sua esquerda e ele dá prosseguimento dizendo, por exemplo, os pescadores tinham medo de encontrar a lara. O próximo aluno vai dizer que a lara já estava lá penteando os cabelos na margem do rio. E assim prossegue até todos participarem. Quando você notar que a história está se desviando, você interfere com alguma sugestão que dê coerência àquele personagem e que leve a uma ação. Você também pode ajudar os alunos, que sempre dizem 'não sei o que falar' dando sugestões ou fazendo perguntas: 'o que você acha que a lara falou para o pescador mais valentão?' ou 'será que a lara estava sozinha ou com outras amigas?'. Durante todo o tempo, você estará anotando as partes da história em uma folha e quando a história terminar, você lê para eles e os parabeniza por terem criado uma história.



Atividades























Nenhum comentário:

Postar um comentário